Pesquisar este blog

Seguidores

sábado, 11 de dezembro de 2010

E os amuletos...



Amuleto é um objeto que um indíviduo acredita que pode trazer sorte ou proteção. Está muito vinculado ao imaginário popular. Muitos indivíduos costumam ter seu amuleto-da-sorte como algo que garante sucesso, ou imune a determinadas situações. É geralmente dado como presente por uma pessoa ou entidade de grande importância para o presenteado. Objeto, geralmente de procedência animal ou mineral, ao qual é atribuído supersticiosamente virtudes que afugentam os maus espíritos, às desgraças e protegem seus donos de doenças. Suas características variam entre os povos e as culturas. São levados normalmente presos em alguma parte do corpo, como pescoço, pulso ou tornozelo, mas também podem ser presos à roupa. Figas, cruzes de David, sino-saimão “sansolimão”, chaves, elefantes com a tromba para baixo ou para cima, trevos, “trezes”, ferraduras, corcundas, quartos de lua, porcos, patas e cornos de animais, Budas, olhos, um sem fim de objetos semelhantes, são alguns exemplos de amuletos. - Fonte Wikipédia
TREVO-DE-QUATRO-FOLHAS
É o símbolo mais tradicional de boa sorte. Os celtas o utilizavam como um catalisador de cura e saúde, e o associavam à Airmid, a Deusa da medicina. Traz felicidade e fortuna.

FERRADURA
considerada pelos gregos um amuleto poderoso por ser feita de ferro, elemento que acreditavam proteger contra todo mal; além ainda da sua forma, que lembra a forma da Lua - símbolo de fertilidade e prosperidade. Foi adotada também pelos rtomanos como amuleto de proteção, que passaram a crença aos cristãos, e estes por sua vez atribuiram a superstição à São Dunstan de Canterbury, um ferreiro inglês, que segundo a lenda, teria colocado ferraduras no próprio demônio e somente as retirou depois de ouvir a promessa do mesmo de que nunca mais se aproximaria do objeto, daí a tradição de a ferradura no alto da porta.

OLHO DE HÓRUS OU OLHO DE RÁ
Com origem nas crenças egípcias, é símbolo do renascimento e da vida eterna, é luz da Alma na imensidão do infinito e o emblema da Luz Divina. É também um poderoso amuleto nos rituais de magia e de cura, além de um grande protetor.

PIMENTA (Coral)
Espanta o mau olhado. Dizem que a pimenta rebate o mau olhado, devolvendo-o com sua força aumentada. Acredita-se que possa afastar todo o mal, deixando o inimigo com um terrível gosto em sua boca e ardor em suas entranhas. Os ciganos as usavam para limpar seus adornos.

ESPADA (Malaquita)
Do Arcanjo Miguel, de São Jorge, de Avalon, dos samurais, do Rei Arthur, dos oficiais romanos e muitas outras. Na cultura religiosa africana, a espada de São Jorge serve para cortar os males dos ambientes e das pessoas; No hinduismo, é o símbolo da não violência, pois refere-se a vitória contra os ingleses, na marcha de Gandhi; No islamismo, é válido usar a espada, literalmente, na guerra contra os que perturbam a ordem pública e individual, e assim por diante. Todo símbolo traz em si uma pluralidade de significados e estes se harmonizam e se completam.

PEIXE (Pérola)
“… na psicologia, a interpretação é de símbolo que personifica o conteúdo da camada profunda da personalidade, relacionado à fertilidade e energias maternas vitais. Afinal, esse ser habita o mundo da água, símbolo do inconsciente. Em antigas religiões era visto como símbolo da fertilidade natural. Nas civilizações mediterrâneas era o símbolo da felicidade. Por ser um animal de sangue frio, não pode ser dominado por paixões. Por isso mesmo tornou-se alimento e elemento para sacrifícios sagrados. Está fortemente ligado ao Cristianismo, como símbolo de Jesus Cristo. A palavra “peixe” em grego é ichthys. É interpretada como um acróstico (vocábulo com letras iniciais da frase) de: Iesoûs Christòs Theoû Hyiòs Soter cujo significado é: Jesus Cristo Filho de Deus Salvador, além de vários outros argumentos para a associação ao Cristianismo, tais como a pia batismal (antigamente um lago, viveiro de peixes) e na comparação dos apóstolos como “pescadores de homens” e nos bíblicos relatos de que durante o dilúvio os peixes não foram alvo da maldição divina, além de outros. Na China o peixe é um símbolo tradicional de felicidade e abundância. Alguns deles têm “atributos” bastante específicos como por exemplo a carpa que é símbolo de coragem, resistência e perseverança. Um dos símbolos do zodíaco. Signo da água, regido por Júpiter (alguns astrólogos indicam Netuno). Signo do Infinito e do Eu. Está ligado às extremidades do corpo humano, em especial aos pés.”fonte: matéria publicada no site www.joiabr.com.br – PEIXE – QUANTO SIMBOLISMO, por Márcia Pompei.

FIGA
Figa ou Mano Fico, este amuleto tem sua origem nas crenças do Império Romano, no qual mano refere-se à mão, e fico ou figa, ao orgão genital feminino, que em italiano quer dizer exatamente isso. O amuleto é a representação dos genitais femininos através do uso das mãos, daí a razão para o seu nome. Este era, inicialmente, associado a fertilidade e ao erotismo, e hoje é usado como amuleto contra olho gordo, com base na crença romana de que o obsceno distraia o mal.

CRUZ (Pérola)
É um dos símbolos humanos mais antigos e é usada por diversas religiões, principalmente a cristã, embora nem todos os cristãos a usem como símbolo, pois consideram que Jesus Cristo foi pregado em um madeiro. Ela normalmente representa uma divisão do mundo em quatro elementos (ou pontos cardeais), ou então a união dos conceitos de divino, na linha vertical, e mundano, na linha horizontal (Koch, 1955) – fonte: Wikipédia.

CRUZ ANSATA
Também conhecida como Ankh, (pronuncia-se Anak) era na escrita hieroglífica egípcia o símbolo da vida. Conhecido também como símbolo da vida eterna. Os egípcios a usavam para indicar a vida após a morte. Apesar de sua origem egípcia, ao longo da história o ankh foi adotado por diversas culturas. É utilizado por bruxos contemporâneos em rituais que envolvem saúde, fertilidade e divinação; ou como um amuleto protetor de quem o carrega. O ankh também foi incluído na simbologia da Ordem Rosa-Cruz, representando a união entre o reino do céu e a terra. Em outras situações, está associado aos vampiros, em mais uma atribuição à longevidade e imortalidade. Ainda encontra-se como uma alusão ao nascente-poente do Sol, simbolizando novamente o ciclo vital da natureza. – fonte: Wikipédia

MADEIRA
Seu significado é bíblico. Citada na construção da Arca de Noé, ela simboliza a natureza humana.

CRISOPÁSIO
Utilizados pelas antigas curandeiras medievais para a cura da intranqüilidade da alma.

TORRE EIFFEL
Símbolo mais proeminente de Paris e da França, é uma parte do cenário caracterizado em dezenas de filmes que se passam em Paris. Seu estatuto de ícone é tão determinado que ainda serve como um símbolo para toda a nação da França, como quando ela foi usada como o logotipo da candidatura francesa para sediar os Jogos Olímpicos de Verão de 1992. – fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...