Pesquisar este blog

Seguidores

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Na Cozinha do Arquiteto: Copo Americado






O típico copo de botequim foi inventado pelo designer Nadir Figueiredo em 1947. Existem cinco tipos de copo americano: dose, multiuso, long drink 300 ml, long drink 450 ml, e rocks. Em 1999, o multiuso foi eleito "O Melhor Copo para Cerveja". Dez anos depois, o Museu de Arte Moderna de Nova York passou a vendê-lo como produto típico do Brasil, por três dólares cada. Nadir Figueiredo é uma empresa fabricante de vidros. É conhecida principalmente pela fabricação de copos e outros artigos de vidro.

Foi fundada em 1912 por Nadir Dias de Figueiredo, que depois recebeu seu irmão Morvan como sócio. A Nadir Figueiredo Ind. Com. S/A é hoje uma tradicional indústria brasileira que produz vidros, em especial copos, taças, pratos, xícaras, travessas refratarias (tipo pyrex), potes e garrafas. Sendo a maior fabricante nacional de copos de vidro. Dentre os seus produtos destaca-se o famoso Copo americano. Seus produtos são vistos em quase todos os países da America Latina, Europa e Africa. Usa em seus produtos as marcas "NF Brazil", "Nadir NF" ou "NF". No passado teve fábricas de cerâmica, metalurgica, seguradora, alem de sociedades com grupos do Nordeste (CIV/Brennand) e do Mexico(Vitro).
Possui três fábricas, a matriz em São Paulo - no bairro da Vila Guilherme e duas fábricas auxiliares - uma no Rio de Janeiro e outra em Suzano. Seu fundador - Nadir Dias de Figueiredo - foi um dos idealizadores da Fiesp e um dos lideres industriais do Brasil dos anos 1950 até a sua morte.
Copo Americano, é um modelo de copo feito e patenteado pela empresa Nadir Figueiredo, muito utilizado em padarias, bares e botecos do Brasil. É utilizado para se tomar desde café até cachaça, sendo eleito nos anos 90 O melhor copo pra se tomar cerveja do Brasil. É também muito utilizado como medida em receitas, para bolos, macarrão instantâneo e medida de sabão em pó. É feito em vidro e tem 190ml, por ser tão popular hoje virou nome de linha da empresa Nadir Figueiredo, tendo diversos modelos, usos e tamanhos. O Copo Americano teve origem quando o empresário Nadir Dias de Figueiredo teve a ideia de produzir no Brasil copos de vidro, ainda nos anos 1940. Ele se inspirou para desenhar o modelo em copos que naquela época eram somente produzidos nos Estados Unidos, e por isso o chamou de Copo Americano. Contudo o modelo de Nadir é completamente projetado e adaptado para os costumes brasileiros.
Pode se dizer que é um icone do Brasil, e que se mistura muito com a cultura e história do Brasil. Em Belo Horizonte também é conhecido como copo lagoinha, supõe-se que ganhou este apelido por ser muito utilizado na zona boêmia de Belo Horizonte conhecido como Bairro Lagoinha. No mercado de atacadistas é conhecido simplesmente por "copo" ou "2010" - que é o seu codigo de referência interna do fabricante Nadir Figueiredo S/A. O Copo Americano foi exposto em Maio de 2009 no MOMA de Nova York como um dos grandes designs do Brasil. É dado o mérito do desenho ao próprio empresário Nadir Figueiredo.

NA COZINHA:

Ragu de galeto caipira desfiado:




Ingredientes do ragu:
1,2 kg de galeto caipira desfiado
1 cebola grande bem picada
3 dentes de alho
1 linguiça calabresa defumada média (picada finamente sem a tripa de fora)
1 bouquet guarni (alecrim, louro, tomilho, sálvia e orégano, todas frescas e amarradas com um barbante)
2 latas de tomate pelado
1 colher de molho pronto de tomate
Azeite para refogar
1 taça de vinho branco seco
Sal a gosto
Manjericão e salsa fresca (bem picada)

Modo de preparo:
Coloque em fogo médio uma panela com o azeite, acrescente o alho, a cebola, a calabresa, o galeto e deixe refogar um pouco. Logo em seguida, coloque o tomate pelado, o sal, o molho de tomate e o bouquet guarni. Deixe apurar mais um pouco, acrescente o vinho branco com o fogo alto para evaporar rapidamente o álcool. Deixe apurar mais um pouco.

Desligue o fogo, adicione a salsa e misture bem e reserve.

Ingredientes da polenta mole:
2 xícaras de fubá
7 xícaras de água
1 xícara de caldo de galinha
1/2 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de óleo
1 colher de sopa creme de leite
Sal a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela coloque a água e o óleo deixe aquecer até a fervura
Adicione o fubá mexendo com um batedor tipo para claras em neve
Acrescente a manteiga o caldo de galinha e continue mexendo sem parar até começar a aparecer o fundo da panela, acerte o sal desligue e coloque o creme de leite.

Montagem:
Em um copo americano coloque uma camada de ragu intercale com polenta, termine com ragu e decore com manjericão fresco.

NA DECORAÇÃO:






Fonte:
http://www.correiometropolitano.com.br/noticia.php?Cd_Noticia=2854
http://guiadoscuriosos.ig.com.br/categorias/4028/1/invencoes-brasileiras.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nadir_Figueiredo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copo_americano




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...