Pesquisar este blog

Seguidores

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Estamparia Têxtil.....saiba usar




Foi-se o tempo em que a moda na decoração se baseava em cores neutras, tecidos lisos e estilo minimalista. Estão de volta as estampas para colorir e dar um toque mais moderno para os ambientes da sua casa!

Muitas pessoas preferem não arriscar na hora de decorar um ambiente por medo de exagerar na dose e acabar com um espaço carregado demais. O segredo é absorver as tendências e deixar que o seu estilo pessoal fale mais alto. Não adianta você seguir o que está em alta e não se sentir confortável em sua própria sala!

Se você tem um espaço meio monótono em sua casa, preste atenção nas dicas que selecionamos para usar as estampas ao seu favor e dar um ar mais divertido e despojado no ambiente.

Estampas personalizadas

A estamparia digital está dominando o mercado de tecidos no mundo todo. Hoje em dia é possível fazer a estampa que você quer, usando cores, modelos e padrões de sua escolha. Essa revolução nos tecidos é um reflexo da necessidade atual em querer um ambiente personalizado e único, já que uma estampa manipulada por você mesmo esbanja originalidade.

Com máquinas digitais que imprimem em diversos tipos de materiais, como tecidos, acrílico, vidro e madeira, é possível ter almofadas com fotos pessoais, um sofá encapado ou um papel de parede com desenhos de sua própria autoria.

Estampas florais

Um detalhe simples e colorido pode deixar sua sala de cara nova.
Românticas e muito femininas, as estampas florais podem ser um grande acerto ou um erro grotesco na decoração de um ambiente. Duas dicas básicas para escolher uma estampa floral de bom gosto: prefira o tecido que tenha um fundo branco ou de cor bem clarinha e com desenhos grandes. Os motivos florais geralmente não combinam entre si, portanto aposte em um único estilo em cada ambiente.

As estampas florais são ótimas para pequenos detalhes como abajures, almofadas e roupas de cama, mas também podem ser usados em peças grandes, como um sofá ou até em um papel de parede. No caso de uma peça maior ser revestida com estampas florais, neutralize o restante do ambiente escolhendo uma das cores da estampa para ser usada no resto da decoração.

Estampas animais

Estampas animais carregam o ambiente. O segredo é usar com moderação.
Conhecidas também como animal print, as estampas animais são bastante controversas: há quem as ame e há quem não goste de jeito nenhum! Existe uma grande variedade de estampas animais, como tigre, onça, zebra e outros animais selvagens.

O segredo na hora de usar as estampas animais está na moderação. Se você exagerar um pouquinho, o ambiente vai ficar pesado e deselegante. O ideal é usar em detalhes isolados para compor um ambiente contemporâneo, como almofadas, um pufe ou uma manta no sofá.

Listras
As listras são grandes aliadas na hora da decoração, principalmente se o desafio é decorar um ambiente muito pequeno. Da mesma forma que são usadas na moda, as listras na decoração também dão sensação de amplitude em um ambiente pequeno, se usadas na horizontal, e em ambientes mais baixos, na vertical, dão a sensação de maior altura.

Além de serem um interessante recurso, as listras são elegantes e nunca saem de moda, seja em um pequeno detalhe ou até em um papel de parede ou tapete que tenha bastante destaque na casa.

Xadrez

A estampa xadrez dá uma ar de aconchego, além de ser um recurso para dar mais vida ao ambiente.
Além de dar aquela sensação de casa de interior, o xadrez dá um toque de personalidade na decoração de interiores. Procure usar o xadrez com a cor dominante do ambiente e uma cor mais neutra, como o branco. Pequenos detalhes em xadrez dão charme e personalidade em sua casa.

Se o ambiente estiver um pouco sem vida e monocromático, aposte em uma peça grande como em roupas de cama, toalha de mesa, ou até em um papel de parede, pois o xadrez dará um ar mais alegre e despojado.

Poás

As bolinhas são estampas atemporais e são ótimas para combinações.
A estampa em poá, chamada também de polka dots ou petit pois, são as famosas bolinhas que chegam na decoração de interiores para dar um ar mais vintage em diversos espaços. O poá é bastante versátil e pode vir em tamanhos e cores muito diversas, tanto para revestir uma parede inteira, quanto para dar um charme a mais em pequenos detalhes do ambiente, como almofadas ou roupas de cama.

Uma ideia legal é misturar as cores entre si. Por exemplo: algumas almofadas de fundo branco e bolinhas vermelhas e algumas de fundo vermelho e bolinhas brancas. Assentos de cadeiras também funcionam bem com esse recurso.

Mistura de estampas

O mix de estampas dá um aspecto lindo ao espaço, mas não é fácil manter o equilíbrio na hora de decorar. Nesse caso, procure estampas que tenham uma ou duas cores em comum e atente para o tamanho das padronagens.

Dicas para uma boa decoração

- Na decoração de um quarto infantil ou de adolescente, vale a pena ousar nas combinações. Em quarto infantil, dê preferência para cores claras e de fundo branco. Já em quarto de adolescentes, aposte em cores fortes e vibrantes.

- O uso das estampas pode dar um up em ambientes já decorados, mas é importante que as estampas combinem com o estilo do local. Por exemplo, se o ambiente tiver uma decoração clássica, a estampa deve acompanhar esse estilo. Nesse caso, aposte em motivos discretos e delicados, como riscas de giz e florais.

- Procure cores sóbrias como o branco, cinza, preto e nude ou tons pasteis para decorar um espaço, assim você pode escolher uma cor para dar destaque e vida ao ambiente e colocar detalhes em estampas.

- Se for usar estampas, procure investir em peças que podem ser facilmente trocadas ou encapadas, como almofadas, tapetes, pufes e mantas. Assim, se você decidir mudar a decoração, não irá gastar tanto, nem terá muito trabalho para dar um toque diferente ao ambiente.

- Os papeis de parede estão novamente em alta e dão muito charme e personalidade na decoração. A dica é escolher uma parede para coloca-lo e combinar com acessórios estampados com cores e padronagens parecidas com o papel de parede. Se a ideia for cobrir as quatro paredes, invista em acessórios neutros e sem muitas estampas para não carregar o ambiente.

Fonte: Marina Ferrarezze – nadafragil.com.br

























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...